Open Source Sofware


imagem1O projeto social teve início no clube em 2003, através da iniciativa do Edis Abrantes seguido pelo Maurício Coelho, quando buscaram  uma atividade dentro do clube que assegurasse um serviço à sociedade referente aquilo que ela nos havia oferecido durante nosso crescimento como clube (em 2002 o time adulto foi campeão brasileiro pela primeira vez) que era o apoio e reconhecimento.

Nasceu com o título "Projeto Aprendendo e Jogando Rugby", com escolinhas distribuídas em bairros mais afastados do centro da cidade. O projeto teve o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, oferecendo os horários nos campos existentes dentro dos poliesportivos da cidade. Além deste apoio do poder público, o reconhecimento da iniciativa privada, revelada nos primeiros projetos de lei de incentivo do clube, mostravam o valor daquele projeto já no ano de 2003.logo_pajr1

Alguns anos depois, com grande presença e atuação do então presidente Ange Guimerá, o projeto deu saltos de atividades. Conquistou maior estrutura e ofereceu uma qualidade de primeira , atendendo mais de 1500 crianças da cidade, com faixa etária dos 8 aos 17 anos.

ccr_6APOIO AO PROJETO

Atualmente o trabalho conta com apoio da CCR/NovaDutra que apoia o projeto através de lei de incentivo ao esporte pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e trabalha em 3 diferentes núcleos da cidade, nos bairros Campo dos Alemães, Santa Inês e Vila Industrial, mantendo cerca de 100 crianças, oferecendo os serviços e prática do esporte desenvolvidos durante estes anos de experiência.

A captação de participantes para o projeto se faz através de ações de divulgação da modalidade nas escolas públicas localizadas nas proximidades dos polos do Projeto. Os treinadores do clube fazem visitas previamente agendadas nas escolas e em conjunto com os professores de Educação Física. Após a apresentação de vídeos, as crianças são convidadas a participar das atividades com bola de rúgbi adaptadas à estrutura física de cada escola.

EDUCAÇÃO E ESPORTE

O projeto tem os pilares da familia, educação e esporte como norteadores das suas atividades. O ambiente altamente familiar, onde os participantes são incentivados a envolver seus familiares nas ações extra-campo. A educação trabalhando constantemente o respeito e as regras de relacionamento entre pessoas e meio ambiente. As atividades esportivas, nas suas diversas formas de expressão, buscando a saúde geral (mental e física) dos praticantes, compoem as atividades do projeto social.

img_5048A cada ano, os participantes do Projeto procuram ampliar o auxílio educacional aos participantes e às suas famílias. No ano de 2015, a partir da identificação de problemas de rendimento na escola, o clube oferece voluntários com formação nas áreas específicas escolares para auxiliar os alunos com aulas de reforço. Na necessidade de conversas com os pais, esta também é uma prática adotada pelo clube. A ideia é que os participantes do Projeto tenham o maior apoio possível para questões educacionais.

NOVA ESTRUTURA

Os Projeto Social do São José Rugby já conta com uma excelente estrutura na unidade do Campo dos Alemães, onde fica a sede do clube e o CT Ange Guimera. Os participantes dos polos do Campo dos Alemães contam com vestiários, sala de musculação, sala de fisioterapia e cozinha. E a partir de julho terão algo ainda melhor: um campo.

cmdca_3O prefeito Carlinhos de Almeida autorizou o início das obras do campo oficial no início do mês de maio de 2015. O campo terá 120 metros de profundidade por 65 metros de largura. Com o campo, o polo fica com a estrutura completa para a atender a todos os participantes do Projeto de todos os polos. A partir da inauguração do campo, a tendência é que as crianças e adolescentes dos outros polos treinem com maior frequência no CT Ange Guimera, com o clube fornecendo o meio de transporte desde outros bairros.

Como Participar

Para participar do Projeto Rugby Social, precisa ter entre 10 e 15 anos e estar matriculado na escola. Venha conhecer as oportunidades que te esperam!

Venha conhecer
as oportunidades do projeto

Quero Fazer Parte
Clique Aqui

Conheça outros projetos do Rugby

Além desta ação, o São José atua em outras frentes, através de projetos e parcerias com a iniciativa privada e órgãos públicos. Saiba mais sobre os nossos projetos através dos links abaixo.