Open Source Sofware


Mob FootballAs origens do rúgbi, assim como do futebol, remontam a diversos jogos disputados com bola na Europa desde antes do século XIX. Existem muitas versões sobre a origem do rúgbi, atrelando sua história a esses jogos, como o calcio florentino, o soule e o mob football, praticados desde o final da Idade Média.

No entanto, foi apenas no século XIX, dentro de um contexto de codificação de regras de vários esportes, principalmente na Inglaterra, que o rúgbi passou a ser um esporte com regras e competições próprias. Jogos com bola eram extremamente populares naquele período, principalmente dentro das escolas inglesas.

As competições entre escolas forçavam os atletas a adotarem regras comuns para as disputas. Uma das histórias que povoam o imaginário dos praticantes de rúgbi é a de William Webb Ellis, aluno da Rugby School entre 1816 e 1825, na Inglaterra. Teria sido este garoto que, em desacordo com as regras de só se poder chutar a bola, teria agarrado-a com as mãos e corrido para dentro do gol adversário para marcar o tento de sua equipe.

Apesar da história não ter comprovações de veracidade, a história é uma das mais difundidas e William Web Wellis tem uma placa em sua homenagem na Rugby School e o nome da Taça da Copa do Mundo de Rúgby leva o nome de Wellis.

Webb Ellis CupO primeiro conjunto de regras escritas surgiu em 1845. Várias escolas passaram a adotar as regras do rúgbi e os ex-alunos dessas escolas passaram a formar clubes de rúgbi. Em 1871, esses clubes ingles fundaram a Rugby Union, primeira liga de clubes de rúgbi do mundo. A partir daí, o esporte foi se difundindo pelo mundo através dos diversos ingleses que se espalharam pelo mundo ao final do século XIX.

Acompanhe um trecho do documentário da revista Placar que ilustra um pouco destas histórias.