Open Source Sofware


cbruO rúgbi brasileiro tem como instância máxima regulatória uma confederação, a Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu). Atualmente, a CBRu conta com nove federações estaduais filiadas (Federação Fluminense, Federação Paulista, Federação Catarinense, Federação Gaúcha, Federação Paranaense, Federação Mineira, Federação do Mato Grosso do Sul, Federação da Bahia e Federação do Espirito Santo), uma liga regional também filiada à CBRu (a Liga de Rúgbi do Vale) e 394 clubes.

A CBRu organiza os torneios nacionais e apoia a realização de torneios estaduais e regionais organizados pelas federações filiadas. É também tarefa da CBRu organizar as seleções nacionais e promover o desenvolvimento da modalidade.

Os Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul são os que apresentam, atualmente, maior desenvolvimento da modalidade, maior presença de clubes ou associações de rúgbi no país (São Paulo, o primeiro, tem 140 organizações dedicadas ao rúgbi e o Rio Grande do Sul tem 35) e por isso são foco das principais ações de desenvolvimento da modalidade da CBRu.

fprAlém das federações paulista e gaúcha, a região do Vale do Paraíba conta com uma liga de desenvolvimento na região, a recém-fundada Liga de Rugby do Vale, que organiza a Copa da Liga de Rugby do Vale (com São José B, Pinda Rugby, Alto Tietê Rugby e Lusa-Guarulhos Rugby) e etapas de rúgbi de areia no Litoral Norte. Atualmente, a CBRu conta com três polos de desenvolvimento do rúgbi no país: o Núcleo Capital (atende a cidade de São Paulo e região), o Núcleo Vale (atende clubes das cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista) e o Núcleo Serra (atende clubes da Serra Gaúcha). O Polo Capital é formado por clubes da cidade de São Paulo (SPAC, Pasteur, Rio Branco, Poli e Bandeirantes) e região (Indaiatuba, Tyranus, Tigres e Jequitibá), além da equipe do Wally’s, da cidade de Louveiro. O Polo Vale, no Vale do Paraíba-RJ/SP é formado por clubes de São José dos Campos, Jacareí, Volta Redonda, Pindamonhangaba, Taubaté, Jambeiro, Guarulhos e Ilhabela. Os Polo Serra, no Rio Grande do Sul, é formado por clubes como Farrapos (Bento Gonçalves),Brummers (Novo Hamburgo), Centauros (Estrela), Serra (Caxias do Sul), Guaíba (Guaíba), Guasca (Porto Alegre), San Diego (Porto Alegre), Universidade Sta Maria (Santa Maria), Planalto (Passo Fundo) e Lanceiros (Canoas). Há ainda outros clubes presentes nas cidades do Polo Serra, mas que não estão dentro do projeto da CBRU, como é o caso das equipes Charrua (Porto Alegre), San Luis (Novo Hamburgo), Minuano (Canoas) e Walkirians (Caxias do Sul).

fgrExistem ainda muitas equipes universitárias que praticam rúgbi, com destaque para o Estado de São Paulo, que conta com uma equipe universitária que disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista 2014, a POLI/USP. A FEA/USP disputou, também em 2014, a segunda divisão do Campeonato Paulista. Outras equipes disputam o Campeonato Paulista Universitário, como Direito Mackenzie, Engenharia Mackenzie, Pacto Mackenzie, Mauá, PUC, Unip e FEI.

logoligavalerugby2013_1O principal campeonato de rúgbi do Brasil é o Super 10, que reúne os 10 clubes da primeira divisão nacional. Outros campeonatos são de extrema importância para o rúgbi brasileiro, como os campeonatos estaduais, os campeonatos de 7’s (como o Lion’s, ou o Brasil 7’s), os torneios universitários e as etapas de rúgbi de areia (como as do Rio de Janeiro e Ilhabela).